As flores de Setembro

Eu passava ali, naquele corredor de esperança, todos os dias. Involuntariamente, por ser parte do caminho, embora pense que se não fosse, forçaria a passar. As flores choviam da árvore, e elas eram brancas. Deixavam vestígios cor de neve no asfalto marrom sem vida. Elas estavam ali caídas, e apesar de não terem suas próprias vidas consigo, davam vida a tudo ao redor. Então pensei que vida não depende de vida. Dar vida a algo ou alguém não depende do seu viver. Do seu estado de espírito. Afinal, ali estava a prova, as flores mortas embelezando todo mundo em volta. Todos com seus respectivos olhares fixados em trajetos até o trabalho as sete da manhã, ou imaginando suas casas às seis da tarde. Tudo aconteceu de tal modo que ninguém parecia prestar muita atenção naquilo. E eu? Eu que prometia todos os dias parar ali para tirar uma foto da cena. Elas estavam mortas. Elas mereciam algum prestígio, o qual não recebiam de almas pairadas da vizinhança. Só que hoje passei ali de novo. E não tinham mais flores no chão, muito menos na árvore. Ela estava seca e morta. Bonita ainda assim, mas uma beleza bem menos esperançosa e mais peculiar. Aquela beleza que a gente precisa olhar de perto e observar como um todo para poder notar, sabe? Foi então todo o meu caminho percorrido acompanhado de filosofias vãs. Nada nos espera. A vida não espera. A fotografia não espera você ter tempo. As pessoas não esperam. E pelo visto, tão pouco a morte ou as flores mortas. Tenho de certa, porém, que nascerão novas flores. Pelo ciclo, estariam ali em algum momento, a embelezar certa fatia de vida. Mas do erro passado, devo mentalizar de que elas não vão me esperar. Hoje quando passei, só tinham no asfalto galhos secos e duas pombas. E eu me dei conta de que não era nada disso que eu queria. Eram só as flores que deixei passar.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

