Luzes da mesma vela

image

Minha mãe sempre me ensinou a não brincar com fogo. Até que, ainda na escola, eu via meus amigos brincarem com as velas da capela: passavam a mão pela chama rapidamente e nada acontecia. Aquilo me fascinava, queria poder fazer a mesma coisa, mas tinha medo. Encostava a pontinha do dedo e já tirava balançando afoitamente, mesmo sem sentir dor alguma.

O fogo me deixava com medo, e a chama fazia eu me sentir protegida. O fogo me fazia acreditar que eu ia me ferir fortemente, e a chama me aquecia. Sempre chegava perto o suficiente da fogueira para me aquecer, nunca a ponto de me queimar.

Então, se fosse para dar um conselho hoje, eu te diria para ser chama. O fogo queima, machuca, traz cicatrizes. O fogo se protege mil vezes antes de proteger alguém, a quem raramente se dispõe. O fogo queima em si mesmo, ele é Agressivo, ele topa ser admirado, se mantém distante, para poucos. O fogo te mata queimado e afogado, se orgulha em machucar e se gaba por isso.

A chama te acolhe. Ela te aquece, te deixa com calor na medida certa. A chama as vezes queima, mas queima de leve, lateja um pouco e passa. Ela te olha com aquela cara de arrependida que te faz querer voltar a olhar para ela. A chama se faz memorável, de dinâmica linda e imprevisível, ela nasce dentro de você e fora. A chama te leva ao êxtase e te traz de volta, diante dela você ri e chora, você aprende que aquilo que está destinado a queimar e machucar nem sempre é assim tão ruim. A chama te faz ver o lado bom das coisas. Ela ama, ilumina e te confunde nas voltas que dá.

O fogo e a chama coexistem. São lados de uma mesma coisa. Todos nós temos os dois gumes dentro da gente, e se tiver a opção de escolher, seja chama. Acenda sua vida e brinque sempre na medida certa.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

