Gente gostosa

11232680_428448667326802_682394315_n

O sinal fechou, atravessei a rua, estava com pressa. Sabe o momento em que você definitivamente não pode parar porque é o máximo de atraso ao que você pode chegar? Então, pois é. Mas no meio da muvuca vi um rosto conhecido, eu vi, ele me viu, parei para cumprimentar, quase soltando um praguejo mental por estar fazendo aquilo. Mas a educação sempre fala mais alto, quando a gente lembra dos pais falando “cumprimenta, meu filho, pergunte se está tudo bem, seja educado”, tantas vezes discurso acompanhado de puxão de orelha ou outras coisas, estive habituada. O fato é que esse ritual se torna inevitável para quem cresceu com ele, e o rosto conhecido me fez fibrilar quando percebi que olhou para baixo e seguiu seu caminho. Assim na cara dura, na iminência do meu oi.
Sério, eu não acreditei na cara da pau do ser vivo. E o pior, isso acontece, eu sei que acontece. Vive acontecendo com todo mundo, e então parei para pensar em qual a dificuldade de esboçar um traço de memória tido como “conheço essa pessoa, então vou falar oi” ou então, “Não sou um ser divino, um ser superior e mesmo que fosse, falaria oi”. Mas aí eu pulei disso para vasculhar todas as frases que satisfizessem minha raiva momentânea, “que metido”, “qual o problema dessa pessoa?”, “filho da mãe”, “um sem consideração”, ” é sociopata”, “coitado, não tem traquejo social”, “não deve ter visto” etc. Nada que me contemplasse totalmente, até que chegou um “que mal criado!”, e então uma luz se abriu na minha cabeça. Eu soube, era exatamente isso que ele era, um mal criado.
Gente bem criada é aquela pessoa que às vezes dá bronca no próprio coração, por ser tido como mole, ingênuo, bonzinho demais. Os bens criados são seres incapazes de passar reto por uma pessoa que conhecem, eles param, cumprimentam e muitas vezes estão realmente interessados na resposta do “tudo bem?”. Não raramente, são pegos de surpresa por um desabafo alheio pelo qual não esperavam, eles prestam atenção no que você fala e, por não terem o ego inflado e conversas vazias sobre realidades minúsculas o tempo todo, eles também sabem sempre como dar continuidade no assunto.
Os bem criados são pessoas almejadas, todos querem estar ao lado deles. Eles nunca se colocam em primeiro lugar, costumam pensar antes no grupo, mesmo que isso os dane, muitas vezes. Também cedem bastante, alguém ensinou que é feio falar não, e quando precisam falar, tem sempre um jeitinho eufêmico de amenizar tudo. O bem criado sabe elogiar e criticar, ele não cria caso, não passa perna nas pessoas, costuma ficar na dele. Ele pode estar em um dia ruim, mas vai sorrir para você e dizer que está tudo bem, e não pisar no seu pé no elevador e não pedir desculpas. As pessoas podem chutar a cabeça dele e organizar um samba lá em cima logo em seguida, ele vai tentar ser polido ainda assim.
O bem criado nunca vai tentar se achar para cima de ninguém, até porque ele sabidamente não é superior, é só mais um, como todos nós: a diferença é que ele tem ciência disso. Justamente por isso, ele faz questão de decorar o nome de todo mundo que lhe passa pela vida, e não estranhe em cruzar com ele daqui uns anos e não ter ideia de quem é enquanto ele cordialmente te abre um sorriso e repete seu nome trinta e cinco vezes.
Também passam da conta, eles não são santos: criticam, falam mal, fazem comentários maldosos, mas entre amigos. Em geral, evitam a picuinha. No fim, todo mundo quer ter um amigo bem criado. Eles se reconhecem. Um bem criado na vida sempre faz falta para aquele momento em que você sente que precisa de paciência e compreensão. Gente bem criada é gente gostosa, que entra na mesma vibe que você rapidinho, que cria aquela intimidade gostosa e instantânea, e no momento em que se conhecem você pensa: quero ser amigo desse camarada. São pessoas que acolhem, que dá vontade de dar um abraço e que te fazem agradecer a vida por existirem pessoas em volta que ainda agem como seres humanos e não se colocam no centro do universo por tempo integral.
Gente bem criada é gente gostosa porque não cria  problema. Você liga e eles topam o happy hour, o shopping, o café, a balada. Eles te ouvem, eles falam, a conversa acaba em risada. Eles sentem as mesmas ressalvas que você e te fazem sentir que estão no mesmo barco, não importa qual barco seja. Esteja do lado desse pessoal, sua vida vai ser mais gostosa assim, você definitivamente vai se sentir melhor e com seu tempo bem aproveitado. A você eu peço, ouça o conselho do palhaço carequinha, um bom menino não faz malcriação! Seja a pessoa gostosa que você quer ter na sua vida.
E no fim, cheguei atrasada ao compromisso. Ligeiramente mais atrasada devido ao mal criado, que no fim, só me fez me sentir muito bem criada, obrigada.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Gente gostosa

  1. Gabriel (néo)

    Muito bom!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s